quinta-feira, 31 de julho de 2008

Bacalhau com Broa de Milho

Bacalhau com broa
45 minutos
Fácil
Médio

4 PESSOAS

4 postas de bacalhau
1 broa pequena
750 g de batatinha pequena
650 g de espinafres em folha
4 dentes de alho
0,5 dl de azeite + 3 colheres de (sopa) de azeite
1 folha de louro
Coentros q.b.

Demolhe atempadamente as postas de bacalhau.

No dia, seque bem as postas e ligue o forno a 180 graus. Disponha as postas de bacalhau num tabuleiro, regue-as com metade dos 0,5 dl de azeite e junte-lhes a folha de louro partida. Leve ao forno aproximadamente 20 minutos.

Descasque a broa e triture o seu miolo juntamente com o restante azeite e 2 dentes do alho previamente picados até que fique uma pasta. Lave as batatas, polvilhe-as com sal grosso e leve-as ao forno aproximadamente 30 minutos ou até que fiquem macias. Depois retire-as, sacuda-lhes o excesso de sal e reserve-as no quente.

Retire as postas de bacalhau do forno e cubra-as com a mistura da broa. Leve novamente ao forno até que a broa fique coradinha.

Lave as folhas de espinafres e deixe-as secar. Num tacho, aqueça as 3 colheres (sopa) de azeite, junte-lhes os restantes dois dentes de alho picados finamente e deixe alourar ligeiramente. Junte então as folhas de espinafres e mexa de vez em quando até que fiquem macias e totalmente salteadas.

Dê um pequeno murro nas batatas que assou para as abrir e sirva-as a acompanhar o bacalhau e os espinafres salteados, como vê na foto. Regue com azeite a gosto.

Sem comentários: