quinta-feira, 31 de julho de 2008

Folhado de Bacalhau

Folhado de bacalhau
fácil
económico

Ingredientes:

300 g de bacalhau cozido, sem peles e espinhas
300 g de massa folhada
2 cebolas
2 dentes de alho
5 tomates pelados de lata
4 colheres (sopa) de azeite
1 ovo batido
1 colher (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta q.b.
Farinha para polvilhar

Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Deite tudo para um tacho, junte o azeite e leve ao lume a cozinhar até a cebola ficar macia. Junte então o tomate picado, mexa, adicione o bacalhau desfeito grosseiramente e mexa bem. Tempere de pouco sal e pimenta e deixe cozinhar até que fique sem líquido. Retire do lume, junte a salsa picada e deixe arrefecer.

Ligue o forno a 200ºC e passe o tabuleiro do forno por água fria. Estenda a massa folhada em cima da mesa polvilhada de farinha e deixe-a em forma de rectângulo com cerca de 25/30 cm. Espalhe em cima a mistura do bacalhau e feche a massa de modo a ficar tipo um rolo.

Coloque o rolo no tabuleiro com a abertura voltada para baixo, feche bem as extremidades, faça uns cortes leves na massa (como vê na foto), pincele com ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e sirva quente ou morno e decorado a gosto.

1 comentário:

Tyson disse...

boas, gostaria de saber qual é a quantidade ( estimada )de folhados que é possível fazer com esta lista de ingredientes.

Obrigado, e continuem sempre a postar boas sugestões.