quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pudim de Pão

Pudim de pão
2 horas
Fácil
Económico

6 PESSOAS

300 g de pão
200 g de açúcar
1 L de leite
7 ovos + 2 gemas
1 colher (chá) de baunilha líquida
Margarina para barrar

PARA O CREME:
5 dl de leite
5 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha
1 casca de limão

Leve ao lume o leite com a baunilha e o açúcar, deixe ferver e retire do lume. Corte o pão em pedaços, deite-os para uma tigela, cubra com o leite e deixe repousar um pouco.

Ligue o forno a 180º C e barre uma forma com margarina. Separe as gemas das claras a 4 dos ovos.

Reduza o pão a puré com a varinha mágica, junte-lhe os 3 ovos inteiros e todas as 6 gemas e mexa bem. Bata então as 4 claras em castelo, junte-as à mistura, mexa bem, deite na forma e leve ao forno em banho-maria durante 40 minutos. Retire e deixe arrefecer no banho-maria.

Prepare o creme: Leve ao lume o leite com a casca do limão e deixe aquecer bem. Numa tigela, misture as gemas com o açúcar, junte a farinha, mexa bem, adicione o leite quente em fio e mexendo sempre, deite a mistura para um tacho e leve ao lume mexendo sem parar até ferver. Retire do lume, rejeite a casca do limão e deixe arrefecer.

Desenforme cuidadosamente o pudim, regue-o com o molho e sirva.

2 comentários:

jianna disse...

olá, amiga!
bem... este blog está fantástico.
adoro pudim de pão, sabias? já há algum tempo que andava à procura da receita e ela aqui ;)
i'll be back :)
beijinhos.

Ana Maria disse...

Olá Jianna. Que bom que vieste!!
Olha, estas receitas eu quero fazer. Descobri-as num site de revistas culinárias.....as minhas ( sem foto) vou coloca-las no outro da sapo, quando tiver mais tempo. Talvez mais logo, pois tenho que as escrever....
Este pudim de pão eu ainda não experimentei, porque tenho outra receita optima que já fiz mil vezes e é um espectáculo...não precisa de forno. Vou passa-la no outro para ti, ok? Estas sobremesas eu escolhi, porque gostei delas e tenho algumas parecidas mas...no caderninho, sem fotos...não tem muita graça!!!
Estou adorando o blogger, é muito mais fácil que os da sapo....e tenho sempre as imagens, aqui, são fáceis de colocar.... eu embirrei com as imagens...não sai nada de jeito lá. Um beijão e obrigada.