quinta-feira, 31 de julho de 2008


Taça de profiteroles com chocolate
1 hora e 30 minutos
fácil
económico

8 PESSOAS

PARA A MASSA
150 g de farinha
100 g de margarina
4 ovos
8 colheres (sopa) de leite
8 colheres (sopa) de água
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Margarina para barrar

PARA O RECHEIO
50 g de chocolate em barra
60 g de açúcar
20 g de farinha
3 dl de leite
2 gemas

PARA A COBERTURA
50 g de chocolate em barra
1 dl de natas
50 g de fios de ovos
Açúcar em pó q.b.

Prepare a massa: Deite a água e o leite para um tacho, junte o sal, o açúcar e a margarina e leve ao lume. Deixe ferver, junte a farinha e mexa bem, sem tirar do lume, até a massa se descolar do tacho. Retire, deite para uma tigela e deixe arrefecer.

Barre o tabuleiro do forno com margarina e ligue o forno a 180 graus. Junte os ovos um a um à massa, mexendo sempre até ficar uma massa macia. Deite para dentro de um saco pasteleiro com boquilha frisada e faça pequenos montinhos de massa em cima do tabuleiro. Leve ao forno durante 40 minutos até ficarem duros e douradinhos, retire e deixe arrefecer.

Prepare agora o recheio: Leve ao lume o leite e deixe aquecer bem. Numa tigela, misture o açúcar com as gemas e a farinha, junte o leite quente, em fio e mexendo sempre. Leve ao lume num tacho mexendo sempre até engrossar, retire do lume, junte o chocolate em pedaços e mexa até o chocolate ficar bem derretido e misturado. Deixe arrefecer.

A Cobertura: Leve ao lume as natas, deixe ferver, retire do lume, adicione o chocolate em pedaços e deixe repousar durante 5 minutos. Depois mexa até obter um creme liso.

Faça um corte nos profiteroles e encha-os com o creme de chocolate. Coloque-os numa taça, polvilhe com açúcar em pó, regue com o molho de chocolate e decore com os fios de ovos.

Sem comentários: